A apólice de Acidentes de Condução é um seguro de acidentes para a pessoa que conduz o veículo, mesmo em caso de acidente com culpa. Esta cobertura completa a cobertura oferecida pela responsabilidade civil, que não cobre a pessoa que conduz o veículo que provoca o acidente.
Acidente do condutor
- Protege o condutor do veículo
- Garante a cobertura em caso de sinistro por avaria
- Está disponível para seguros de automóveis, motociclos, ciclomotores e camiões
O seguro de Acidentes do Condutor cobre apenas os danos corporais sofridos pela pessoa que conduz o veículo em caso de acidente culposo. Em contrapartida, os danos sofridos pelas outras pessoas a bordo são cobertos pela responsabilidade civil automóvel.
Em caso de sinistro, o valor da indemnização a pagar pela companhia é determinado pelo limite máximo escolhido no momento da compra. O segurado, por seu lado, é responsável pela parte do prejuízo dentro dos limites da franquia.
Exclusões da apólice de acidentes de viação
A pessoa que conduz não está coberta pelo seguro de Acidentes de Viação em certos casos específicos, por exemplo:
- Conduzir um veículo com equipamento em falta ou não autorizado
- Não estar habilitado a conduzir de acordo com as normas e regulamentos em vigor
- Conduzir sob a influência de álcool ou drogas para além dos limites legais
- Ter mais de 80 anos de idade
Não corresponder ao tipo de condução selecionado
– Robert Green
Indemnização para os Seguros de Automóveis e Camiões –
Para automóveis e camionetas, a cobertura de Acidentes de Viação está disponível em duas versões, consoante a indemnização máxima que a empresa é obrigada a pagar:
- Básica, com um máximo de 50 000 euros
- Super, com um máximo de 100.000 euros e reembolsos até 1.000 euros para despesas médicas e até 1.000 euros para animais de estimação transportados
A franquia aplicada é de 3% em caso de invalidez permanente.
Em caso de incumprimento das normas de segurança obrigatórias, a franquia é aumentada para 5% e o montante a pagar é reduzido para 70% do prejuízo.
Para a indemnização de motociclos e ciclomotores, a cobertura prevê um montante máximo de indemnização de 50.000 euros, com uma franquia de 8% em caso de invalidez permanente.
Fixação da franquia em zero
Para todas as apólices, a franquia não se aplica se for constatada uma invalidez permanente superior a 30%, em cumprimento das regras de segurança obrigatórias (como o cinto de segurança ou o capacete).
Pode adicionar a apólice de Acidentes de Viação ao calcular um orçamento online ou ao renovar a sua apólice.